Acessar novo site | voltar a pagina de artigos
 
 

Título: Os axiomas do sistema básico das diretrizes da perícia contábil.
 
Palavras-Chave:
Perícia Contábil; Perito-contador; Perícia; o axioma da abstenção (art.137 do CPC); o axioma da independência ideológica do perito; o axioma da autonomia técnica e livre convencimento do perito; o axioma da fé pública do laudo; o axioma da verdade da prova pericial, à luz da teoria pura da contabilidade; o axioma da transparência e ciência; e o axioma do sigilo.
 
Resumo:
O artigo apresenta uma revelação dos axiomas do sistema básico das diretrizes da perícia contábil, à luz da teoria pura da contabilidade e dos ordenamentos jurídicos pátrios. Considera-se a realidade contemporânea da perícia em contabilidade, sob as perspectivas do raciocínio lógico-científico dos contadores.

A moderna teoria contábil, específica às perícias, ocupa a figura de referente neste artigo, para fins de sustentação à função pericial baseada em sete axiomas fundamentais. Esses têm como objeto, o vínculo do perito com o Poder Judiciário e, por objetivo, considerações conclusivas sobre a interpretação das normas da perícia contábil, à luz das disposições normativas civis e penais pátrias.

 
Artigo Completo: