Acessar novo site | voltar a pagina de artigos
 
 

Título: Mercado financeiro:Empréstimos e financiamentos,com uma concorrência pura ou perfeita. Verdade ou miragem?
 
Palavras-Chave:
Concorrência pura ou perfeita; Mercado financeiro brasileiro, teoria pura da contablidade. Dumping; Cartel; Oligopólio; Oligopsônio; Monopólio e Monopsônio.
 
Resumo:
Apresentamos um breve comentário sobre a situação do mercado financeiro, relativo às operações de empréstimos e financiamentos, com ênfase na figura da concorrência pura ou perfeita. Aborda-se a questão pelo viés de uma posição científica, à luz dos princípios da teoria pura da contabilidade.

Para tal, serão inicialmente definidas as seguintes categorias: dumping, cartel, oligopólio, oligopsônio, monopólio e monopsônio. Para então, a partir deste aporte conceitual introdutório, apresentarmos a constatação pericial contábil, sobre a ausência de uma concorrência pura ou perfeita no Brasil. Além disso, há a pacificada presença do oligopólio das instituições financeiras, sem que, para isto, exista evidência da formação de cartel.
Estamos prestigiando a importância da liberdade de se contratar e pactuar, em um mercado livre, sem a figura do oligopólio ou interesses profanos.

 
Artigo Completo: