Acessar novo site | voltar a pagina de artigos
 
 

Título: Código Deontológico da Perícia Contábil.
 
Palavras-Chave:
Código deontológico da perícia contábil; filosofia contabilística; ética e moral.
 
Resumo:
Apresentamos o Código de Deontologia, dividido em seis artigos, com uma breve análise sobre a desejável e perseguida figura do decoro pericial, que aqui é tratada como sendo deontologia.
Este estudo tem como principais referentes a moderna teoria pura da contabilidade, a lógica contabilística, a ciência, as tecnologias, a ética de Aristóteles, a neoética, os princípios gerais da justiça e os valores brasileiros.
Prestigiando a importância dos valores deontológicos, separa-se a ética da moral. Este Código representa um conjunto metódico e sistemático de disposições relativas ao decoro, que vêm a instituir as normas que regulam as relações deontológicas individuais e coletivas de trabalho pericial contábil, nele previstas. Cabe destacar que o artigo possui características de cunho geral, por isso, com a devida vênia, optamos por incluir de forma detalhada o sentido e alcance que se pretende dar à norma.
A deontologia é aqui tratada como um estudo dos princípios, fundamentos e preceitos de moral e ética; logo, um tratado dos deveres profissionais.

 
Artigo Completo: