Acessar novo site | voltar a pagina de artigos
 
 

Título: Dosimetria e o índice de eficiência do fundo de comércio
 
Palavras-Chave:
Dosimetria do fundo de comércio; índice de eficiência do aviamento; termômetro que mede a eficiência do aviamento; fundo de comércio; goodwill; perícia contábil.
 
Resumo:
Em razão da importância do valor do fundo de comércio nas perícias contábeis, se faz premente a necessidade de uma reflexão sobre a eficiência do fundo de comércio e do instituto da dosimetria do fundo de comércio.
Priorizamos nesta pesquisa um critério de se dosar o fundo de comércio e aferir por unidade de medida a quantidade do atributo do estabelecimento empresarial pela sua exposição na empresa. Demonstrar-se-á que o objetivo da dosimetria do aviamento é determinar o índice de eficiência do fundo de comércio, em relação ao termômetro de eficiência do aviamento. Sustenta-se que o exame da dosimetria do aviamento guarda intensa similitude com os princípios de mensuração de valor.
Demonstrar-se-á que a eficiência do fundo de comércio é representada pela expressão matemática: EA = (LO+ DF-RF)-(6% AO).
Na teoria pura da contabilidade uma dosimetria é uma unidade de medida física ou monetária específica de determinada grandeza, que é utilizada para servir de padrão e comparação para se aferir uma utilidade.
Os princípios gerais apresentados neste artigo estão em sintonia com o método do raciocínio lógico-contábil típico da teoria pura da contabilidade, que disciplina e estabelece as diretrizes e bases de inspeção judicial.

 
Artigo Completo: