Acessar novo site | voltar a pagina de artigos
 
 

Título: Contabilidade e os seus sistemas de registros dos atos e fatos patrimoniais
 
Palavras-Chave:
Sistemas de registros dos atos e fatos patrimoniais; sistema patrimonial; sistema de compensação; sistema de resultado; e sistema de formação de custos.
 
Resumo:
Apresentamos uma breve análise sobre a importância dos sistemas contabilísticos de registros dos atos e fatos patrimoniais no âmbito da praxe e da literatura contábil. O estudo científico justifica-se pela necessidade do reconhecimento na escrituração contábil de todos os atos e fatos patrimoniais. Nomeadamente na busca do meio adequado ao atendimento da necessidade de que a escrituração e relatórios contábeis, Código Civil art. 226, 1.177, 1.179 ao 1.189, e 1.194, deverão exprimir, com fidelidade e clareza, a situação real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta.
São identificados os seguintes sistemas: o patrimonial (ativo, passivo e situação líquida), o de compensação (compensação ativa e passiva), o de resultado (receitas, custos, despesas, tributos e encargos sociais) e o de formação dos custos dos bens e serviços e mercadorias.

 
Artigo Completo: